terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Clássicos (2)




Equipe: CR Flamengo
Ano: 1990
Competição: Copa São Paulo de Futebol Júnior
Técnico: Ernesto Paulo
Plantel: Adriano; Mário Carlos, Tita, Júnior Baiano e Piá; Fabinho, Marquinhos (Fábio Augusto), Djalminha e Marcelinho Carioca (Rodrigo); Nélio e Paulo Nunes (Luiz Antônio).

Janeiro é mês de férias, principalmente quando ainda se é jovem e se está na escola, faculdade, cursinho ou afins. Geralmente neste mês os clubes ainda estão em pré-temporada, e a televisão fica órfã de competições entre clubes brasileiros. 

Isso ocorria até o ano de 1969, quando a  Prefeitura da Cidade de São Paulo criou a Taça São Paulo de Juniores. Em 1971 o torneio passa a ter a participação dos maiores clubes do país. Anos mais tarde a competição passou a ser gerida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e veio a se tornar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma competição da qual  os jogadores que ainda não fazem parte do elenco profissional de seus clubes possam mostrar seu futebol aos quatro cantos do Brasil. A final da competição sempre ocorre no dia 25 de janeiro, aniversário da Cidade de São Paulo, e desde 1989, com algumas exceções, é disputada no Estádio do Pacaembu.


Diversos jogadores já foram revelados nos gramados da Copinha, desde lendas do futebol brasileiro, como Sócrates, até talentos recém formados dos nossos gramados, como Neymar e Paulo Henrique Ganso. Entretanto, talvez nenhum craque ou clube tenha brilhado tanto como a equipe do Flamengo, campeã da Copa São Paulo de 1990. Praticamente todos os jogadores titulares daquela equipe se tornaram profissionais do futebol, e serviram de base para a conquista do pentacampeonato brasileiro do clube da Gávea, em 1992, sob a batuta do maestro Júnior. 


A equipe jogava em um 4-4-2 clássico, com dois volantes e dois meias de criação (Djalminha e Marcelinho Carioca), enquanto o rápido ataque da equipe contava com o talento de Nélio e o oportunismo de Paulo Nunes. 




Das 11 partidas que a equipe rubro-negra realizou naquele campeonato, somou 6 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota. A vitória por 1 a 0 contra a Juventus (SP) veio a dar o primeiro título flamenguista da competição, fato este que só viria a se repetir 21 anos depois, em 2011. O autor do gol do título foi o zagueiro Júnior Baiano, que passou por diversos clubes do futebol brasileiro posteriormente, chegando inclusive a disputar uma Copa do Mundo, em 1998 na França. Outros jogadores desta equipe que se destacaram profissionalmente foram os meio-campistas Fábio Augusto, Marquinhos, Djalminha e Marcelinho Carioca, e os atacantes Nélio e Paulo Nunes.

Djalminha talvez tenha sido o jogador mais genial daquele elenco, com belos passes, arrancadas fortes e dribles precisos. A sua carreira como jogador foi de bastante êxito, inclusive com passagens pela Seleção Brasileira. Em 2002, quando defendia o La Coruña, da Espanha, se envolveu em uma confusão com o treinador da equipe e jogou fora a grande oportunidade da sua vida: a de disputar uma Copa do Mundo. Mesmo assim, teve uma belíssima carreira, cheia de títulos e passagens por grandes clubes brasileiros e europeus, assim como Paulo Nunes e Marcelinho Carioca.

Uma equipe repleta de craques vai ficar sempre na memória do torcedor rubro-negro. E você, leitor? Tem algum time que tenha ficado na sua memória? Ou é uma seleção? Escreva no nosso mural, deixe a sua opinião, que atenderemos prontamente o seu pedido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário