terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2012 (2) - SC Corinthians Paulista



No último domingo, dia 15, o SC Corinthians Paulista realizou o seu primeiro jogo oficial do ano. Apesar de se tratar de apenas um amistoso no Estádio do Café, em Londrina, contra o Flamengo, foi a primeira oportunidade no ano para a torcida ver como Tite pretende montar a equipe visando o Campeonato Paulista e a Taça Libertadores da América.



Apesar de ter feito um bom primeiro tempo, vencendo a partida por 2 a 0, gols de Alex e Liédson, os reservas que foram a campo na segunda etapa deixaram o Flamengo empatar o jogo por 2 a 2. Resultado este que persistiu até o fim da partida.



Tite, o treinador corintiano, começou o amistoso com a mesma formação que terminou 2011 e conquistou o título brasileiro. Um 4-2-3-1, com dois jogadores fazendo o papel de pontas (Emerson pela esquerda e Danilo pela direita), fechando nas diagonais e se aproximando do único atacante da formação, Liédson. Alex fica por trás dos três homens armando o jogo e ditando o ritmo do time. Os bons volantes Ralf e Paulinho marcam e saem para o jogo. Na zaga, os já entrosados Paulo André e Leandro Castán formam uma dupla sólida e que não dá muitos sustos à torcida, assim como o goleiro Júlio César. Nas laterais, os inconstantes Alessandro e Fábio Santos ainda alternam grandes momentos com quedas de produção em campo.


Com a mudança da equipe, na segunda etapa, o treinador corintiano mostrou que tem em seu elenco boas peças de reposição, caso precise. Os atacantes Willian e Jorge Henrique, que durante grande parte da temporada 2011 foram titulares, são prova disso. O centro-avante Adriano, ainda fora de ritmo, pode ser um bom substituto para Liédson. No entanto, as peças de reposição defensiva, com exceção do ex-capitão e zagueiro Chicão, são uma incógnita. Os recém promovidos Nenê Bonilha, Edenílson e Willian Arão mostraram durante a partida que podem sim compor o elenco alvinegro em 2012, mas nem de longe serão a salvação da pátria corintiana.

Uma formação que pode ser bastante utilizada por Tite este ano é a que mostramos abaixo, com algumas mudanças na equipe titular. A entrada de Jorge Henrique na esquerda do ataque, e a de Willian na direita, com o Danilo recuado para o meio pode ser uma boa opção para jogos mais pegados na Libertadores, sobretudo os fora de casa, onde a equipe vai precisar da velocidade dos atacantes e da visão de jogo do meia para armar contra-ataques decisivos, e vencer partidas.


Por enquanto, não passa de mera especulação. Tentamos dar a vocês uma prévia de como a equipe da capital paulista pode jogar neste ano. E você, leitor, o que acha? Compartilhe a sua opinião com a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário