segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2012 (4) - Santos FC


O ano de 2011 foi muito proveitoso para os comandados de Muricy Ramalho. Apesar da derrota na final do Mundial Interclubes, a temporada foi extremamente positiva. O título da Libertadores da América e a permanência de Neymar no clube foram os momentos de ápice em uma temporada vitoriosa. Em virtude da disputa do Mundial Interclubes da FIFA, em dezembro, a equipe da baixada santista entrou de férias depois dos outros clubes brasileiros. 


Por conta dessas férias "atrasadas", a equipe principal vai estrear no Campeonato Paulista com algumas semanas de atraso. Enquanto isso, nas primeiras rodadas, como no empate contra o XV de Piracicaba, os suplentes darão conta do recado.



A equipe que jogou os dois jogos do Mundial deve ser a base do time titular para 2012. Se Muricy Ramalho quiser contar com 3 zagueiros, Bruno Rodrigo ocupa a vaga de Elano, tirando um homem no meio. Entretanto, o treinador deve utilizar com mais frequência o já famoso 4-4-2, com Elano no meio e 2 zagueiros centrais. 



Na clássica formação, Rafael será o titular no gol por mais um ano. Na zaga, a experiente e contestada dupla Edu Dracena e Durval deve seguir firme na temporada. Apesar de contar com Léo na esquerda, o clube ainda segue em busca de um substituto para Danilo, lateral-direito negociado com o Porto(POR). Fucile,  titular da seleção uruguaia, chegou para a posição, e deve ser o titular, deixando Maranhão no banco. No meio, Arouca e Henrique protegem os zagueiros e saem para o jogo, enquanto os talentosos meias Elano e Paulo Henrique Ganso municiam o ataque do time. Ataque que, aliás, dispensa comentários. Borges foi o artilheiro do último Campeonato Brasileiro, e vive ótima fase, e Neymar... bom, o que falar dele? Estrela da seleção brasileira, Melhor Jogador das Américas de 2011, Gol Mais Bonito de 2011... acho que já é um bom cartão de visitas deste ainda jovem atacante.



Jogando com 3 zagueiros, Edu Dracena sobra, enquanto Bruno Rodrigo pela direita, e Durval pela esquerda, dão o combate. Arouca e Henrique podem sair mais para auxiliar Ganso, solitário na armação. No ataque, a velocidade e o oportunismo de Borges e a já conhecida habilidade de Neymar se completam. Essa formação pode ser uma boa saída para os jogos fora de casa, onde a velocidade dos alas e dos atacantes é necessária para surpreender a zaga adversária. 



A equipe santista ainda conta no banco de reservas com atletas de alto nível, como o volante Adriano, que começa a temporada contundido, o meia Ibson, e os atacantes Rentería e Alan Kardec, dentre outros. O ala-esquerdo Gérson Magrão, com passagens por Flamengo e Cruzeiro, também deve ser mais um desses reservas de luxo. Um dos principais favoritos ao Campeonato Paulista e do bi da Taça Libertadores, sem sombra de dúvidas será uma dor de cabeça aos adversários nesta temporada.


Receita conhecida e já consagrada: eis o Santos de 2012. Em ano de centenário, a equipe quer levar todos os canecos possíveis. Será que levam?



Siga o nosso blog no twitter: @blogpranchetatatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário