sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fim de papo


Enfim acabou. Depois de longos 7 meses, e uma barbada desde o início do segundo turno, nesse fim de semana se encerra a edição 2012 do Campeonato Brasileiro. O Fluminense, como todos já sabem a algumas semanas levou o caneco. Com muita justiça, diga-se de passagem. Não foi à toa que o clube das Laranjeiras fez a maior pontuação da história dos pontos corridos.

Também merecem menção honrosa Atlético/MG, Grêmio e São Paulo, os outros integrantes do G4 (grupo de classificados, junto com o Fluminense, Palmeiras e Corinthians, para a Taça Libertadores da América). Todas essas equipes fizeram um campeonato competitivo e mereceram a vaga no final das contas.

Edenilson tenta passar da marcação cruzeirense

Vasco, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro, Santos, Internacional, Ponte Preta e Corinthians foram mornos. Alternaram momentos empolgantes com rodadas altamente frustantes para os seus torcedores. Cada um em uma época distinta do campeonato. E com exceção do Corinthians, que se prepara para o Mundial Interclubes, todos os outros terminam esse Brasileirão com um gosto amargo no final. 

Figueirense, Atlético/GO e Palmeiras foram só decepção. Dos catarinenses e goianienses, até já se esperava um ano de luta contra o descenso. Entretanto, o desempenho das equipes foi abaixo de qualquer expectativa pessimista. E o Palmeiras, vocês me perguntam. Do Palmeiras, que começou o campeonato se poupando para a Copa do Brasil, cada rodada que se aproximava do fim do Brasileiro deixava a torcida mais angustiada e atenta à repetição do filme de 2002. E deu no que deu. A eles, junto a mais um clube, resta planejar e se reerguer no ano que vem.


Sport, Bahia e Portuguesa ainda brigam pela última vaga no Z4. Náutico e Coritiba também passaram perto da degola durante todo o campeonato. Pra quem for rebaixado junto aos outros três, fica o mesmo conselho de antes. E para quem ficar, planejamento é a palavra de ordem, pois cada vez o campeonato vem ficando mais disputado, e a briga pra voltar pra Série A também é cada vez mais dura.

Goiás, Criciúma, Atlético/PR e Vitória estão de volta. Parabéns a todos vocês, e que 2013 seja um ano tão bom quanto esse foi para vossos clubes. 

Para ilustrar o time do post, nada mais justo que o Campeão Brasileiro de 2012: com vocês, o Fluminense Football Club.

Fluminense FC football formation

Nenhum comentário:

Postar um comentário